Dica de cortina para cada ambiente da casa
Independente do estilo de uma casa, as cortinas são elementos necessários em muitos cômodos, seja para decorar o ambiente, deixá-lo mais confortável e também para ajudar no controle da luminosidade externa. Mas você já parou para pensar qual tipo de cortina seria ideal para cada espaço da casa?
Variedade é o que não falta! Mas sempre é bom ter uma ideia mais clara sobre os principais modelos. Por isso, trouxemos algumas dicas para você:
Cortina para a sala
Alguns fatores devem ser considerados na hora de escolher a cortina para a sua sala. O material não deve ser muito difícil de limpar e, claro, importante combinar os tecidos e modelos com o estilo do seu ambiente.
Se a sua sala tiver uma decoração mais clássica, prefira tecidos mais nobres que tenham caimento e que se ajustem ao seu suporte. Já se você opta por um estilo mais moderno, pode buscar algo mais leve.
Se você tem um pé-direito alto em sua sala, nada mais elegante do que usar uma cortina longa, do teto ao chão – fica um deslumbre! Essa dica serve também para os padrões convencionais – sua a sala fica um charme que só!
Agora, se a proposta é algo mais descontraído ou até mesmo mais delicado você pode adquirir cortinas mais curtas, o importante em todos esses casos é que busque sempre por cortinas sob medida para evitar qualquer problema na hora da instalação.
Cortina para o quarto
Além de deixar um ambiente mais confortável e bonito, as cortinas também podem ajudar a diminuir a claridade, trazendo uma melhora na qualidade do sono, principalmente para quem prefere ou precisa dormir até um pouco mais tarde e não quer ver a luz do sol logo cedinho.
Tecido: Para eliminar a luminosidade, o ideal é sempre preservar pelo forro – nesse caso, tanto o Blackout como o Veda Luz são boas opções, pois são feitos com um tecido mais grosso, bloqueando grande parte da luz.
Tamanho: Além do tecido, é importante estar atento ao modelo escolhido. Os que dispensam emendas são boas opções, pois não possuem frestas e evitam o escape de luz.
Cor: Como o quarto é um ambiente de tranquilidade, procure escolher cores mais relaxantes. Cores frias como cinza, azul e rosa ajudam a acalmar o ambiente. Mas, claro, tudo depende da proposta decorativa de cada um.
Cortina para a cozinha
Se você acha que cortinas só servem para salas, quartos engana-se! Elas também podem complementar na decoração da cozinha – e ficam um show!
Se for uma cortina de pia, preste muita atenção no tamanho para não comprometer o tecido. Além disso, é importante que o tecido seja de boa qualidade e de fácil retirada para limpeza.
Opte por tons e textura que combinem com a sua cozinha, para que traga charme ao ambiente.
Bom essas são as dicas. O importante é você encontrar a cortina certa para o seu bem-estar e, claro, investir em qualidade.
(Imagem: Pixabay)