Como escolher o tecido e cor ideal para a cortina?
Existe uma grande gama de tecidos e cores para as cortinas, até porque para cada caso, cada espaço, uma proposta, uma necessidade, uma situação, não é mesmo?
Além de serem responsáveis por garantir a privacidade, alguns tecidos são indicados para determinados ambientes.
Saber escolher entre esses tecidos é fundamental quando for adquirir as cortinas sob medida para a sua casa. Por isso, separamos os principais tecidos para cortinas e suas características.
Tecido voil
O voil é uma boa escolha para quem deseja a entrada de luz ambiente. Esse é um tecido leve e que tem o acabamento muito bonito por ficar “voando” com o ar que entra pela janela. Combina com praticamente todo estilo de decoração. Num imóvel praiano, ou de campo, orna muito bem dada a sua leveza, que tem tudo a ver com o clima.
Tecido blackout
Se a necessidade é um bloqueio de luz, os tecidos em blackout são os recomendados, pois diferente do voil e de outros tecidos, ele é pesado e deixa o ambiente escurinho. Uma boa aposta é utilizar em quartos ou em sua sala de TV. Também é bastante procurado por pessoas que moram em apartamentos de andar baixo ou térreo, justamente para ter toda a privacidade interna.
Tecido veda luz
Para eliminar a luminosidade, tanto o Blackout como o Veda Luz são boas opções, pois são feitos com um tecido mais grosso, bloqueando grande parte da luz. Então, as características são similares às do blackout.
Qual cor e tamanho da cortina vão combinar mais com a decoração?
Essa questão vai depender muito de sua necessidade. Por exemplo, se você tem um espaço pequeno e deseja que ele pareça maior, aposte em tons claros, justamente por transmitir mais suavidade. Cores escuras são mais recomendadas para salas e quartos maiores. Além de passar uma sensação mais ampla, optar pelos tons clarinhos evita um pouco a perda de luz.
Outra dica para a sua decoração é evitar cortinas curtas em ambientes pequenos, isso também deixa o espaço com aparência menor. A recomendação é valorizar a vertical, utilizando de preferência uma cortina feita sob medida com comprimento que vá até o chão.
Se a sala for espaçosa, é possível trabalhar com outros tons e caprichar nas cores – mas vá com calma, veja as combinações de tudo. Na maioria das vezes, recomenda-se explorar o colorido ou estampado em objetos, móveis pequenos, quadros e almofadas – isso dá um contraste incrível e tudo passa a ter o seu valor.
Agora que você já sabe um pouco sobre tecidos, cores e tamanhos de cortinas, acesse o site da Cortinas T&D e faça o seu pedido.
(Imagem: Freepik)